No verificado

Espaço Mitã

Rua Mato Grosso, 3040. BNH 3. Dourados-MS. Brasil.

O Espaço Mitã, antes de tudo, é um sonho. Uma utopia que, para Paulo Freire, se define como um inédito viável. É o compromisso da educação que queremos com o que sonhamos para a humanidade. É um olhar político para com esse mundo desejado. Um mundo feliz e livre, sim. Mas antes disso, um mundo justo. É nele que esperamos que vivam nossas crianças. Ou, é por ele que queremos que elas aprendam a lutar.
Os fundamentos da proposta educativa do espaço buscam coerência com essa visão. Um projeto de mundo em comunhão demanda ações cooperativas e uma nova lógica de organização das relações na instituição. Isso se expressa entre educadorxs e crianças, nas interações pedagógicas, estendendo-se para a gestão do Espaço Mitã.
No Espaço Mitã as ações pedagógicas são pensadas a partir de concepções e não de métodos. Os métodos pedagógicos não são de modo algum desprezados, mas apenas retirados do patamar de objetos de consumo imateriais. A partir disso, são reorganizados a serviço das concepções de infância, criança, conhecimento, educação, mundo, política, ética e estética que se desenvolvem e aprimoram ao longo do processo de constituição do próprio Espaço.
Para as ações pedagógicas, também é central a integração do Espaço com o território. Pensamos que a educação não é monopólio de instituições de tipo escolar. Não se restringe ao espaço contido por seus muros. Também não cabe nas folhas das apostilas. Ela está em todos os lugares e se integra à comunidade organicamente.
O livre brincar, entendido como atividade fundamental na infância para o desenvolvimento das crianças em sentido humano, é um pilar da proposta pedagógica do Mitã.
O Espaço é mantido por uma entidade coletiva: a Associação Movimento Educação Alternativa Dourados. Essa associação agrega famílias e educadorxs em função de um ideal educativo e político comum. Sua finalidade precípua é manter o Espaço Mitã. As tarefas de gestão são compartilhadas, não tendo fins lucrativos.
Sitio Web: https://www.facebook.com/espacomita/
Correo Electrónico: espacomita@gmail.com
Teléfono: +55 67 99864-9013

Características del contexto

Cantidad de personas / estudiantes: 0 a 30 personas

Aspectos económicos

¿Tiene fines de lucro?: Sin fines de lucro

Aspectos institucionales

Inicio de actividades: 2017

Características del proyecto

Espaço destinado à educação de crianças de 1 a 6 anos, mantido por uma Associação de famílias e educadorxs.

Historia

Ao longo de 2017 foi criado o Movimento Educação Alternativa MS. Esse movimento instigou a proposta de uma educação alternativa em Dourados-MS e conectou pessoas em função desse objetivo por meio de reuniões, rodas de conversa, feiras de trocas de brinquedos e debates de filmes na área. Em 19 de novembro desse ano foi criada a Associação Movimento Educação Alternativa de Dourados, AMEAD, cuja principal finalidade é subsidiar as atividades desse espaço. Em fevereiro de 2018 iniciaram-se as atividades com as crianças no Espaço.

Prácticas o acciones principales

O Espaço está aberto às crianças de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 13h às 17h30. As práticas pedagógicas desenvolvidas partem da escuta atenta às demandas das crianças, que geram uma pré-programação a partir dos temas pelos quais manifestam interesse. Esse planejamento inicial é discutido todo início de semana com as crianças, que participam das decisões a respeito de seu percurso formativo. Essa dinâmica democrática atravessa não somente as práticas pedagógicas, mas também a dimensão do convívio das crianças entre, delas com as educadoras e de todas as pessoas que estão envolvidas com o espaço. São realizadas atividades que buscam integrar o espaço escolar com a comunidade, assim como atividades que visam conectar as experiências realizadas no estado de Mato Grosso do Sul, criando uma Rede de apoio e fortalecimento de iniciativas afins.

Fundamentos teóricos

Dentre os fundamentos mais significativos para a experiência realizada no Espaço Mitã, são essenciais as ideias alavancadas pela epistemologia genética, a respeito de como nós humanos conhecemos e desenvolvemos nossa autonomia. A partir delas, relacionamos nossas práticas à dimensão da transformação social, com o suporte das leituras freireanas.

Deje un comentario
Nombre:
Correo Electrónico:
Comentarios:
Código de Seguridad:
19 + 10 =

Reportes Adicionales

Projeto Águas no Coração da Educação

08:54 Apr 28, 2015

Araruna - PR, Brazil, 188.8 Kms

Escuela Autosustentable

15:29 Nov 09, 2014

Escuela Agricola San Francisco, 259.32 Kms

El Cántaro - BioEscuela Popular

13:11 Aug 18, 2015

Areguá, Paraguay, 268.68 Kms

Proyecto Colibrí

12:19 Sep 05, 2015

Asunción, Paraguay, 274.04 Kms

Educación Musical Temprana

09:53 Nov 21, 2013

José Berges 477 entre Brasil y San José, 278.45 Kms