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UFPR SETOR LITORAL - PPP EMANCIPATÓRIO

Matinhos - Paraná, Brazil

O projeto político-pedagógico que sustenta a formação dos alunos do ensino superior é fundamento na perspectiva emancipatória de educação. Tem seu aporte teórico em Freire, Gramsci, Marx, Sousa Santos, entre outros. O currículo é organizado em três grandes eixos, que formam os 100% da carga horária, sendo distribuídos em: Fundamentos teóricos práticos (da profissão)60%, Interações Culturais e Humanísticas (ênfase na formação das culturas, da ética e dos processos de humanização) 20%; e Projetos de Aprendizagem (ênfase na pesquisa em temas escolhidos pelos estudantes) 20%. Os dois últimos eixos, ou seja, 40% do currículo são construídos pelos acadêmicos. A formação tem por princípio a pesquisa e como metodologia o desenvolvimento de Trabalhos por projetos. O princípio político-filosófico que suleia a ação docente-discente pauta-se na educação como totalidade, baseada na realidade ooncreta do lugar-mundo; no claro papel social e respectivo compromisso com as comunidades do lugar e com processos de emancipação humana.
Sitio Web: http://www.litoral.ufpr.br/
Correo Electrónico: dir.ufprlitoral@ufpr.br
Teléfono: 55(41) 35118300

Características del contexto

Tipo de Entorno: Contexto urbano
Nivel socio-económico: Clase baja
Cantidad de personas / estudiantes: 300 o más personas

Aspectos económicos

¿Tiene fines de lucro?: Sin fines de lucro
¿Tiene reconocimiento oficial?: Con reconocimiento oficial

Aspectos institucionales

Tipo de educación: Educación formal | Educación no formal |
Nivel educativo: Superior o terciario
Titulación: Entrega título oficial
Inicio de actividades: 2005

Características del proyecto

O projeto assenta-se na claro papel social que a Universidade deve desempenhar no lugar onde se instala, ou seja, trabalhar em parceria com as comunidades do lugar, para juntas, somar conhecimentos e forças na perspectiva da emancipação humana.

Prácticas o acciones principales

Formação acadêmica, formação continuada de professores da rede pública, trabalho com as comunidades, trabalho com as escolas, pesquisa-ação.

Fundamentos teóricos

EMANCIPAÇÃO É uma construção social (FREIRE, 1996, p. 21) e coletiva (Marx (2004): percepção da importância de unir e “nunca mais separar de si esta força social da força política” (...) emancipação constitui uma restituição do mundo humano e das relações humanas ao próprio homem (p. 37)’. Educação: percebida e trabalhada como uma ação inerente ao homem individual, que por meio das relações que estabelece em sua vida cotidiana e em seu trabalho (condição que Marx concebe como “ser genérico”), construa a consciência e a possibilidade de produtor do que o produz, que apreende essa essência humana (apercebendo-se como membro da espécie humana), que lhe permite viver e agir deliberadamente como sujeito, como ser social” (FAGUNDES, 2009, p. 181-2). MARX E ENGELS Concepção materialista da história: explica a consciência dos homens através deles. Até então, o seu ser era explicado por sua consciência (MARX, 1989, p. 407). Com base nessa concepção, instala-se um caminho para a construção da emancipação do homem, formando a “consciência genérica” (MARX, 2004, p. 22). Emancipação: “Qualquer emancipação constitui uma restituição do mundo humano e das relações humanas ao próprio homem [...] só será plena a emancipação humana quando o homem real e individual tiver em si o cidadão abstrato; quando como homem individual, na sua vida empírica, no trabalho e nas suas relações individuais, se tiver tornado um ser genérico; e quando tiver reconhecido e organizado as suas próprias forças sociais, de maneira a nunca mais separar de si esta força social como força política (p. 37). AUTONOMIA Liberdade: não é uma escolha entre vários possíveis, mas a fortaleza do ânimo para não ser determinado por forças externas e a potência interior para determinar-se a si mesmo; A liberdade é a recusa da heteronomia, é autonomia. (Chauí, 2005, p. 8). Autonomia: produtora de movimento e tensionadora de subjetividades, que desafiará a superação do discurso queixoso à produção de práticas que dêem conta do imperativo da inserção na geração de vida para todos ((Ghiggi, 2002, p. 119).

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