No verificado

CIEJA – Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos

São Paulo, Brazil

Para garantir a permanência e eficácia das parcerias e relação com os diferentes tipos de equipamentos comunitários, Eda e sua equipe reformularam o Projeto Político Pedagógico da escola, envolvendo alunos, famílias e demais funcionários para pensar conceitos, atividades e metas que efetivamente respondessem ao processo iniciado e compartilhado por toda a comunidade escolar.

Assim, a estrutura curricular do CIEJA Campo Limpo passou a ser estruturada em horários flexíveis e os estudantes podem estudar tanto pela manhã quanto à noite. Como muitos estudantes jovens e adultos trabalham, optou-se em um modelo de aulas flexível, levando-se em consideração as dificuldades de tempo desse aluno.

Com o decorrer do tempo, chegaram também à escola muitos alunos com algum tipo de deficiência, levando a coordenação pedagógica a repensar o currículo escolar, que passou a integrar fortemente ações com as famílias desses estudantes.

O estudante do Cieja Campo Limpo pode optar em estudar em três turnos, sem perda de conteúdo, caso ele estude em um dia pela manhã e em outro à noite. Com isso, em vez de se ter disciplinas tradicionais, como matemática e artes, o Cieja criou quatro áreas do conhecimento, que englobam as diversas disciplinas tradicionais e incluem outras consideradas fundamentais para a EJA e para o fortalecimento da autonomia do estudante. São elas Linguagens e Códigos (LC), envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa e Inglês; Ciências Humanas (CH), que envolve as disciplinas de Geografia e História; Ensaios Lógicos e Artísticos (ELA), que envolve as disciplinas de Matemática e Artes e Ciências do Pensamento (CP), que envolve as disciplinas de Ciências e Filosofia. Além destas, o estudante também participa de aulas de “Projetos” e de atividades de acompanhamento individualizado. (INSERIR LINKS)

Segundo a diretora da escola, o objetivo desse modelo de currículo é integrar as disciplinas, auxiliando o aprendizado do estudante, tornando-o mais eficiente, uma vez que ele pode utilizar o conhecimento de uma disciplina também nas outras áreas de conhecimento.

E, como complemento na integração com a comunidade, todas as aulas fazem uso do apoio da comunidade, trazendo tanto para escola as discussões e saberes dos moradores e equipamentos, quanto fazendo uso de recursos humanos, físicos e financeiros dispostos no território.

O currículo e todas as ações da escola estão em diálogo com os marcos legais e normativas para a modalidade de ensino.
Correo Electrónico: ciejacampolimpo@prefeitura.sp.gov.br
Teléfono: 5816.3701 / 5816.2907

Características del contexto

Tipo de Entorno: Contexto urbano | Contexto comunitario |
Nivel socio-económico: Pobreza
Cantidad de personas / estudiantes: 101 a 300 personas

Aspectos económicos

¿Tiene fines de lucro?: Sin fines de lucro
¿Tiene reconocimiento oficial?: Con reconocimiento oficial

Aspectos institucionales

Tipo de educación: Educación formal
Nivel educativo: Educación especial | Educación para adultos |
Titulación: Entrega título oficial

Fundamentos teóricos

Paolo Freire

Deje un comentario
Nombre:
Correo Electrónico:
Comentarios:
Código de Seguridad:
20 + 1 =

Reportes Adicionales

AfroeducAÇÃO

12:20 Oct 01, 2013

São Paulo, Brazil, 0 Kms

Cidade Escola Aprendiz

10:13 Oct 06, 2013

São Paulo, Brazil, 0 Kms

Lab.E

16:33 Oct 10, 2013

São Paulo, Brazil, 0 Kms

Cinese

15:14 Dec 04, 2013

São Paulo, Brazil, 0 Kms

BrincaYoga

09:36 Nov 05, 2014

São Paulo, State of São Paulo, Brazil, 0.37 Kms