No verificado

Escola Politeia

R. Dona Germaine Burchard, 511 - Água Branca, São Paulo - SP, Brazil

Somos uma escola de ensino fundamental em que todas as relações estão baseadas no princípio da democracia.

Recursos audiovisuales

Escola Politeia Escola Politeia Escola Politeia Escola Politeia Escola Politeia Escola Politeia
Sitio Web: http://escolapoliteia.com.br/
Correo Electrónico: secretaria@escolapoliteia.com.br
Teléfono: +55 11 3803 9805

Características del contexto

Tipo de Entorno: Contexto urbano
Nivel socio-económico: Clase baja
Cantidad de personas / estudiantes: 31 a 100 personas

Aspectos económicos

¿Tiene fines de lucro?: Con fines de lucro
¿Tiene reconocimiento oficial?: Sin reconocimiento oficial

Aspectos institucionales

Tipo de educación: Educación formal | Educación no formal |
Nivel educativo: Básica o primaria | Media o secundaria |
Titulación: No entrega título oficial
¿Es un proyecto virtual o "a distancia"?: No
Inicio de actividades: 2011

Características del proyecto

A Escola Politeia oferece educação inovadora para crianças e jovens que cursam o ensino fundamental, valorizando seus aspectos físicos, afetivos, corporais, sociais e intelectuais, de maneira integral e em busca do equilíbrio. O primeiro objetivo da Escola Politeia é que as crianças e jovens sejam responsáveis por suas ações. O comportamento ético e os valores humanos e democráticos só podem ser aprendidos e valorizados se forem praticados no dia-a-dia. A democracia precisa ser vivida e através de seu exercício é que se formam cidadãos autônomos e responsáveis, um dos objetivos principais da educação.

Prácticas o acciones principales

Educação Democrática

A autonomia está em voga no discurso pedagógico. Quase todos os projetos pedagógicos das escolas têm por objetivo formar uma pessoa autônoma, um sujeito crítico, um cidadão. Mas quando e como começa a experiência da autonomia? Ora, não há outra maneira de se tornar autônomo que não pela experiência própria da democracia.
A educação democrática é uma linha educacional que têm na democracia seu fundamento político e pedagógico. Dessa maneira, há espaços de participação para que as crianças e jovens desenvolvam sua autonomia nas relações de convivência no espaço escolar, na apropriação de seus percursos de aprendizagem e na relação com a comunidade do entorno e da cidade.
A Escola Politeia oferece educação inovadora para crianças e jovens que cursam o ensino fundamental (1º ao 9º ano), valorizando seus aspectos físicos, afetivos, corporais, sociais e intelectuais, de maneira integral e em busca do equilíbrio.

Conhecimento

O objetivo da educação deve ser habilitar o indivíduo a construir conhecimento, seguindo seus interesses, ritmos e talentos, possibilitando o aprofundamento em novas áreas de maneira estimulante e desafiadora, e valorizando as diversas visões e tradições igualmente consideradas patrimônios da humanidade.
Na Politeia a relação com o conhecimento objetiva torná-los capazes de aprender com a diferença, desenvolver talentos e explorar a diversidade de saberes. Assim, o processo de aprendizado se inicia com a valorização da cultura e dos conhecimentos dos estudantes e com suas inquietações. A partir delas, promove a interação com pessoas de diversas áreas e saberes, com o meio e seus recursos, possibilitando a construção de novos conceitos. Este caminho segue os interesses e escolhas dos estudantes, no qual o educador é orientador do processo, tendo em vista que as escolhas do presente se coloquem numa perspectiva da construção do projeto de vida. O papel do educador passa a ser, então, o de auxiliar os estudantes a descobrirem seus talentos, perseguirem seus interesses e realizarem seus projetos, oferecendo-lhes o suporte necessário como orientador desses processos. Com isso, o educador foca seu olhar e sua escuta nos interesses, ritmos, silêncios e demandas dos estudantes e em suas crescentes capacidades para se responsabilizarem por suas escolhas.
A gestão do conhecimento é feita junto com os estudantes e os dispositivos pedagógicos que possuímos para desenvolver as habilidades e conteúdos são, a pesquisa individual, os grupos de estudo, os ateliês de linguagens e os laboratórios de exploração.

Convivência

O primeiro objetivo da Escola Politeia é que as crianças e jovens sejam responsáveis por suas ações.
O comportamento ético e os valores humanos e democráticos só podem ser aprendidos e valorizados se forem praticados no dia-a-dia. A democracia precisa ser vivida e através de seu exercício é que se formam cidadãos autônomos e responsáveis, um dos objetivos principais da educação. Por isso, é de fundamental importância a participação dos estudantes e demais envolvidos nesse dia-a-dia nas decisões sobre o cotidiano escolar, principalmente nas que se relacionam aos seus processos de aprendizagem (tanto de educadores, quanto de estudantes).
É participando dessas decisões que se aprende: a questionar; a desenvolver argumentações e o espírito crítico para ceder ou convencer, ouvindo-se distintas opiniões; a compartilhar decisões e responsabilidades; a exercitar a capacidade de tolerância, buscando consensos possíveis e desejáveis para o “bem-comum”.
É, sobretudo, vivendo a possibilidade de escolher e assumir compromissos arcando com suas conseqüências, que se aprende a valorizar a participação em instâncias de decisão e a vida em comunidade.
Somente com essa formação ética baseada em noções como respeito, cuidado e diversidade torna-se possível desenvolver pessoas com visões críticas e capazes de discernir e formar opiniões consequentes.
A gestão da convivência acontece nas assembleias, nos fóruns de resolução de conflitos, nas rodas de organização do dia, nas comissões, etc.

Fundamentos teóricos

Com as rápidas transformações que o mundo vem sofrendo, não podemos prever para que futuro estamos educando, mas podemos educar os estudantes de forma que possam atuar no mundo de maneira autônoma, crítica e criativa. Desta forma eles terão ferramentas para descobrir e trilhar seus próprios caminhos aprendendo a se relacionar com este futuro imponderável.
Foi na constante relação entre teoria e prática que construímos nossos princípios Formação política e Criação.
A formação política para dar a dimensão do mundo que vivemos e das relações que estabelecemos dentro da escola. Perceber que estes dois universos não estão separados e conhecer ao longo do tempo as formas de atuar em cada um deles. Este princípio é vivido pelos estudantes no dia-a-dia da escola nas assembleias, nos fórum de resolução de conflitos, nas comissões, nas rodas de conversa e todas as demais atividades que reflitam sobre a convivência e relações interpessoais, além disto a forma crítica e reflexiva de construir conhecimento faz parte do princípio de formação política.
O princípio de criação está ligado a todo tipo de produção e desenvolvimento de habilidades das diversas áreas do conhecimento que os estudantes realizam na escola através da pesquisa individual, das produções artísticas, dos grupos de estudos, projetos e das criações livres.
Estes princípios se traduzem em valores que possuímos e que nos auxiliam na construção constante da proposta. Alguns valores são:

Democracia

O ideal da democracia é de uma sociedade na qual todos os cidadãos possam participar equitativamente das decisões relativas ao seu destino político, na qual qualquer forma de imposição hierárquica na distribuição do poder e dos direitos esteja definitivamente abolida, e o desenvolvimento pleno dos indivíduos como seres humanos seja maximizado. Este ideal orienta uma proposta pedagógica no sentido de formar pessoas de iniciativa, responsáveis, críticas e autônomas.
Se o ideal de igualdade é levado a sério, a educação deve enfatizar a participação de todos na elaboração das regras que visem organizar a vida em comunidade, a prática do respeito e do cuidado que eles têm que observar em relação a estas regras e ao bem-comum.

Diversidade

A Politeia é o resultado da interação das diversas culturas, visões de mundo, talentos de seus membros. A diversidade garante o acolhimento de todos. Assim, a escola organiza-se como uma estrutura única e para todos, em que a cooperação e a solidariedade superam a competição e o individualismo, pois o que se pretende é que todas as necessidades sejam consideradas, as diferenças se articulem e se componham e os talentos de cada um sobressaiam.

Liberdade com Responsabilidade

A liberdade é um valor da cultura democrática na medida em que se fundamenta na responsabilidade. No equilíbrio entre o individual e o coletivo, a liberdade e a responsabilidade orientam as relações entre pessoas e grupos de modo a efetivar coerentemente as práticas.
A liberdade pode se expressar, assim, na capacidade e na possibilidade de a comunidade escolar estabelecer seus próprios limites e regras de conduta. Dessa forma, os regulamentos da Politeia permanecem abertos a questionamentos e aprimoramentos, requerendo reflexões, diálogos e um especial cuidado na promoção do entendimento.

Sustentabilidade

A sustentabilidade como valor realiza-se nas dimensões ambiental, econômica e social. Ela orienta as relações entre os seres vivos e seus ambientes, as gerações atuais e as futuras, as relações político-culturais e de produção e distribuição de bens.
A sustentabilidade passa por saber cuidar do planeta, dos seres e das relações. Antes de o ser humano ser caracterizado pela matéria e por um espírito, ele o é pelo cuidado, que inspira e traduz uma ideia de permanência e de responsabilidade. Este é o sentido de sustentabilidade para a Politeia.

Deje un comentario
Nombre:
Correo Electrónico:
Comentarios:
Código de Seguridad:
17 + 10 =

Reportes Adicionales

Escola Lumiar

15:36 Sep 07, 2013

Rua Bela Cintra, 561 - Bela Vista, São Paulo, 01415-000, Brazil, 1.83 Kms

Cidade Escola Aprendiz

19:03 Sep 07, 2013

Rua Padre João Gonçalves, 152 - Vila Madalena, São Paulo, 05432-040, Brazil, 2.19 Kms

AfroeducAÇÃO

12:20 Oct 01, 2013

São Paulo, Brazil, 2.5 Kms

Cidade Escola Aprendiz

10:13 Oct 06, 2013

São Paulo, Brazil, 2.5 Kms

Lab.E

16:33 Oct 10, 2013

São Paulo, Brazil, 2.5 Kms